Alcácer do Sal: Câmara Municipal apoia as reivindicações dos produtores de arroz

0

Os problemas que afetam os produtores de arroz no concelho de Alcácer do Sal estiveram em cima da mesa durante uma reunião entre os representantes do sector e o autarca local com secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira.

Durante o encontro, realizado na passada semana, os representantes da Aparroz – Agrupamento de Produtores de Arroz do Vale do Sado e Vítor Proença colocaram a Luís Vieira várias questões que preocupam o sector, “nomeadamente a necessidade de valorização do arroz de origem portuguesa”.

Durante a reunião foi ainda abordada “a necessidade da diminuição do custo da água oriunda da barragem de Alqueva e fornecida pela EDIA, com um valor cinco vezes mais caro do que a água fornecida pela associação de regantes”.

O custo dos factores de produção, “particularmente sementes, adubos e fito-fármacos que são vendidos em Portugal pelas multinacionais cerca de 40% mais caros do que em Espanha ou Itália”, foi outro assunto que esteve em discussão, tendo a Aparroz proposto a utilização de um mecanismo “de importação paralela, de modo a obrigar as multinacionais a baixarem os factores de produção”.

 

Deixar uma resposta

Share This