Alcácer do Sal: Casebres promove “Dia da Tubra”

0

Sábado, 14 de abril é “Dia da Tubra” em Casebres, (concelho de Alcácer do Sal) um evento gastronómico promovido pela Junta de Freguesia de S. Martinho com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.

A festa tem início às 15h, com a inauguração da exposição fotográfica “Casebres Saúda-vos”, da autoria do fotógrafo Jorge Veiga Alves, e que ficará patente até 4 de maio na sede da Junta de Freguesia de S. Martinho. Às 16h30 decorre uma mostra de receitas tradicionais de pratos à base de túbaras. Às 20h30 há cante alentejano com “Malha Vacas” e, às 22h, o espetáculo musical de Miguel Azevedo.

As túbaras são um fungo que cresce espontaneamente no Alentejo, entre o final de fevereiro e o início de maio, e são muito apreciadas na região. O seu sabor é menos intenso que o das trufas italianas, mas, ainda assim, são uma especialidade regional e sazonal que atrai muitos gastrónomos.

O segredo da sua apanha é passado de pai para filho e raramente é partilhado fora do círculo familiar. A sua forma de confeção mais conhecida é com ovos mexidos, uma iguaria que poderá, certamente, ser degustada neste “Dia da Tubra”, em Casebres.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This