Alcácer do Sal: Conquista aos Mouros há 800 anos celebrada com conferência e exposição

0
Alcácer do Sal comemora este ano o 800.º aniversário da reconquista da cidade do litoral alentejano aos mouros, acolhendo no sábado uma conferência promovida em parceria com a comunidade académica, uma exposição e um espetáculo teatral.

“Esta é uma data bastante importante para todos nós”, disse em declarações à agência Lusa Marisol Ferreira, responsável do gabinete de arqueologia do município de Alcácer do Sal, que explicou que “foi a partir da reconquista de Alcácer por D. Afonso II que o reino de Portugal conseguiu conquistar o Sul do país”.

Após 800 anos da conquista de Alcácer aos mouros, a comunidade académica, em parceria com os municípios de Alcácer do Sal, Palmela e Sesimbra, está a promover três dias de conferências para apresentar e debater investigações sobre a temática, no que designou de colóquio científico internacional “1147-1217 – Da Conquista de Lisboa à Conquista de Alcácer”.

Alcácer do Sal vai acolher no sábado, a partir das 09:00, o segundo dia de trabalhos académicos, que conta com a participação de investigadores nacionais e estrangeiros, e que vai ser acompanhado de atividades paralelas, com teatro, uma visita à Cripta Arqueológica do Castelo e ainda o descerramento de uma placa comemorativa dos 800 anos da conquista da cidade.

No mesmo âmbito, vai ser inaugurada a exposição “1217 – Imagens de duas culturas”, que, segundo revelou Marisol Ferreira, envolve um conjunto de peças e pequenos textos sobre o que era o quotidiano de Alcácer durante a época muçulmana e sobre a passagem para o período medieval-cristão, no pós-reconquista do território.

O colóquio, que começou hoje em Palmela, continua no sábado em Alcácer do Sal e termina no domingo, em Sesimbra, é promovido pelo Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, o Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago do Município de Palmela e pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, com a parceria dos três municípios.

Deixar uma resposta

Share This