Alcácer do Sal: Falta de água coloca em risco a próxima campanha de arroz

0

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal reuniu ontem com o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, acompanhado por agricultores e produtores de arroz, para procurar encontrar “soluções de curto e médio prazo” para a falta de água que está a pôr em risco a próxima campanha de arroz.

“Foi uma reunião onde foi debatida a grave situação de seca que o Vale do Sado atravessa, com uma situação considerada única no país em termos de recursos de falta de água para o arroz (…) e tentou encontrar-se soluções de curto e de médio prazo para diminuir o impacto das alterações climáticas e da falta de água”, disse à agência Lusa, após o encontro.

Segundo o autarca, a tutela ficou de “iniciar um processo de estudo prévio de aproveitamento de água do rio Sado”, com o intuito de vir a ser criada “uma central de dessalinização, que permita aproveitar a água do rio para rega”.

O autarca defendeu ainda a “necessidade urgente de avançar com obras que permitam conduzir e aduzir água do Alqueva para a barragem do Vale do Gaio e para a barragem do Pego do Altar”.

Os agricultores da zona pretendem também ter financiamento e acesso a crédito bonificado, algo que, segundo Vítor Proença, não estão a conseguir junto da banca de Alcácer do Sal.

“Neste momento não há condições para produzir arroz este ano, não há água nenhuma”, lamentou o autarca, recordando que os 200 produtores de Alcácer do Sal asseguram cerca de 30% da produção nacional de arroz.

Vítor Proença estima que, caso a campanha não se concretize, isso representará “12 mil milhões de euros de prejuízo para a economia nacional”.

“Isto [12 mil milhões de euros] representa a economia que a montante e a jusante o arroz faz girar, representa mais de 200 explorações agrícolas, representa mão-de-obra, representa comerciantes, representa oficinas, representa fatores de produção diversos e representa importações de outras paragens, que são custos acrescidos”, especificou.

Deixar uma resposta

Share This