Alcácer do Sal: Feira das Atividades Económicas de Alcácer do Sal abre esta sexta-feira com 120 expositores

0

A Feira de Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal (PIMEL), abre as portas esta sexta-feira, com 120 expositores e entradas gratuitas.

Exposição de gado e de máquinas agrícolas, demonstrações de culinária, concursos de doçaria, de mel e petiscos, provas de vinho, atividades desportivas, música, um espaço infantil, animação de rua e uma corrida de toiros compõem o programa do certame, que decorre até domingo.

Com 120 expositores, mais 20 do que no ano passado, a 27.ª edição da PIMEL “está a crescer”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença.

“A PIMEL 2017 vai voltar a crescer, isso é o dado mais significativo e nós testemunhamos esse facto pelo interesse que há por parte dos expositores, teremos muito mais expositores”, afirmou o autarca.

No certame participam expositores de maquinaria agrícola, mas também da área do vinho, do artesanato e dos produtos endógenos da região do Vale do Sado, destacou ainda Vítor Proença.

Das atividades económicas do concelho alentejano a agricultura é a que se destaca, em particular a produção de arroz, embora estejam também a surgir novas culturas.

“A agricultura é a principal atividade”, com o arroz de Alcácer do Sal “a representar 30%” da produção nacional, mas, segundo o autarca, têm também surgido novas produções, com “cerca de 15 investimentos agroalimentares em áreas diversas, como [o cultivo de]hortícolas, frutos vermelhos, pêra-abacate, mirtilos, bróculos e batata-doce”.

Com entradas gratuitas, Vítor Proença tem dificuldade em afirmar “com rigor” o número de visitantes de outras edições e de estimar as previstas para este ano, mas disse acreditar que estão reunidos “todos os ingredientes para um grande evento, uma PIMEL, talvez a maior de todas que já ocorreram”.

“Já há muito tempo que o alojamento está esgotado, as empresas da restauração e as associações têm resultados muito positivos na altura da PIMEL”, disse, aproveitando para destacar a restauração, o rio Sado e o património histórico de Alcácer do Sal como outros motivos para visitar o concelho.

“Sentir Alcácer” é o mote da 27.ª PIMEL, que abre portas às 15:00 de sexta-feira, embora a inauguração oficial esteja agendada para as 18:00, no pavilhão Gracieta Baião.

A programação musical começa na noite de sexta-feira, com a fadista Fábia Rebordão, às 22:30, seguida de Virgul, às 24:00. Tony Carreira sobe ao palco na noite de sábado, às 22:30, e os D.A.M.A. atuam no domingo à mesma hora.

O certame, promovido pelo município, pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo e pela Associação dos Agricultores de Alcácer conta ainda com a participação de grupos corais, uma demonstração de equitação e um colóquio sobre “Agricultura Inteligente: campos de inovação e empreendedorismo”.

0

Deixar uma resposta

Share This