Alcácer do Sal: Feira Quinhentista do Torrão dias 2, 3 e 4 de junho

0

A vila do Torrão, no concelho de Alcácer do Sal recebe dias 2, 3 e 4 de junho a VI edição da Feira Quinhentista. Iniciativa que se realiza de dois em dois anos nesta vila alentejana. Organizada pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal e pela Junta de Freguesia do Torrão, a feira conta com a colaboração da população da freguesia orgulhosa da sua Feira Quinhentista e das associações e movimento associativo da vila.

A feira terá este ano uma forte componente de recriação histórica, tendo como tema específico “Dona Maria de Portugal, por Terras do Torrão”, aquando da sua estadia em 1500. Maria de Aragão e Castela (29 de junho de 1482  – Lisboa, 7 de março de 1517) foi uma infanta aragonesa, segunda esposa de Manuel I de Portugal, a qual viria a ser rainha de Portugal desde 1501 até à sua morte.

A nova Rainha de Portugal e respetiva comitiva chegou a Portugal pela fronteira de Moura, no dia 23 de outubro. Presume-se que tenha repousado no Torrão, com a sua comitiva, no Paço do Comendador da vila do Torrão, localizada no sítio dos Castelos, ao lado da Igreja Matriz da vila.

A animação da feira vai estar a cargo da Associação Velha Lamparina e Ordem da Cavalaria do Sagrado Portugal.

O Torrão Quinhentista – VI Recriação Histórica «Dona Maria de Portugal, por Terras do Torrão» pretende dar a conhecer a história desta vila em finais do século XV e século XVI e, simultaneamente, reconstituir o ambiente socioeconómico, cultural e de animação que se vivia neste período.

Deixar uma resposta

Share This