Alcácer do Sal: Memorial homenageia Combatentes da freguesia do Torrão

0

Os nove munícipes da freguesia do Torrão tombados em combate na 1.ª Grande Guerra e na Guerra Colonial foram homenageados pela Junta de Freguesia do Torrão no último sábado, dia 11 de junho, com a inauguração de um Memorial, no jardim do Largo de S. Francisco.

Na cerimónia marcaram presença Vítor Proença (Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal), Virgílio Silva (Presidente da Junta de Freguesia do Torrão), os vereadores Ana Soares, Manuel Vítor de Jesus e Nuno Pestana, António Balona (Presidente da Assembleia Municipal), José Varandas dos Santos (vogal da Direção Central da Liga dos Combatentes) e representantes das juntas de freguesia do concelho, da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, do Núcleo Local de Alcácer da Liga dos Combatentes, da GNR e Bombeiros Mistos do Torrão, entre outras entidades.

Antes da inauguração do Memorial, realizou-se na igreja de S. Francisco uma missa de sufrágio pelos combatentes falecidos. A homenagem transitou depois para o jardim, onde o pároco da freguesia proferiu algumas palavras a recordar os que perderam a vida ao serviço da pátria e benzeu o monumento, seguindo-se a deposição de coroas de flores junto ao mesmo e respetivas honras militares e a interpretação de marchas militares pela banda da Sociedade 1º de Janeiro Torranense.

Após o descerramento do Memorial, os presentes visitaram a exposição patente no Museu Etnográfico do Torrão, que recorda e presta homenagem a todos os combatentes, visita que contou com a atuação especial do Coro da Universidade Sénior do Torrão.

Deixar uma resposta

Share This