Alcácer do Sal: Município iniciou limpeza da estação arqueológica de Santa Catarina de Sítimos

0

O Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Alcácer do Sal iniciou no passado dia 30 de março uma campanha de limpeza na estação arqueológica de Santa Catarina de Sítimos. Estes trabalhos contam com a colaboração de cinco jovens voluntários que ocupam os dias de férias escolares com a ajuda na limpeza daquele sítio arqueológico datado dos séculos I a.C. /VI d. C, com vestígios de Período Islâmico e Medieval Cristão.

Identificada em 1977 devido ao alargamento de uma rua na aldeia de Santa Catarina de Sítimos, só em 1986 e posteriormente em 2006/ 2007 foi possível começar os primeiros trabalhos de escavação, direcionado para definira a área arqueológica.

Embora a área intervencionada seja escassa para definir com rigor as diferentes fases de ocupação das estruturas, as escavações permitiram descobrir vestígios de dois núcleos de ocupação nesta área, que integrariam uma importante villa romana.

De realçar a identificação de uma grande natatio/ piscina com a respetiva escadaria de acesso ao interior que provavelmente fará parte de uma estrutura termal.

A área intervencionada revelou uma ocupação humana desde meados do séculos I a. C que terá durado até aos séculos V/VI. Posteriormente em contexto islâmico assiste-se a uma presença humana ainda em moldes pouco claros, sucedendo o mesmo após a conquista Cristã de 1217, resultando na aldeia atualmente existente e cuja igreja encontra-se referida no século XIII.

Deixar uma resposta

Share This