Alcácer do Sal recebeu mais uma edição da Feira Nova de Outubro

0

“Foi mais um ano de tradição cumprida com sucesso, com a Feira Nova de Outubro a receber centenas de visitantes todos os dias em busca dos produtos comercializados, em especial os frutos secos, e também para assistir aos espetáculos musicais, que foram ao encontro dos gostos das várias faixas etárias”, declarou Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal no encerramento da edição de 2018 da Feira Nova de Outubro.

O certame, que decorreu no Parque de Feiras e Exposições de Alcácer, entre os dias 5 e 7 de outubro, contou com as atuações musicais noturnas de Piruka, DJ Putsouza, Adriana Lua, DJ Gemma e Remember Revival Band.

No sábado concretizou-se a tradicional corrida de toiros, na Praça João Branco Núncio, com toiros da ganadaria Jorge Mendes lidados pelos cavaleiros João Moura, Vítor Ribeiro, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Miguel Moura e Francisco Núncio, e pegas dos Forcados Amadores de Montemor e Aposento da Moita.

Entre os atrativos da feira contaram-se também os carrosséis, os vários expositores patentes no Pavilhão Gracieta Baião e a participação de múltiplos vendedores, que trouxeram consigo desde vestuário e calçado a artesanato, utilitários domésticos, brinquedos e géneros alimentares, entre os quais os tão apreciados primeiros frutos secos da época, desde nozes e castanhas a figos secos e amêndoas.

A Feira Nova de Outubro  nasceu de uma Provisão de 13 de março de 1782 (reinado de D. Maria I), enviada à Câmara Municipal de Alcácer do Sal e que determinava que no primeiro domingo de outubro de cada ano haveria uma feira franca por três dias. Gradualmente, o certame promovido pela autarquia ganhou o seu espaço e é hoje uma das marcas indissociáveis do município.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This