Alcácer do Sal: V Recriação Histórica “Torrão Quinhentista” na vila do Torrão

0

A vila do Torrão, no concelho de Alcácer do Sal, recebe a partir de sexta-feira e até domingo (de 22 a 24 de maio), a V Recriação Histórica “Torrão Quinhentista”.

A festa realiza-se de dois em dois anos e pretende dar a conhecer a todos os visitantes o Torrão ao Tempo de Bernardo Ribeiro», o escritor e poeta renascentista torranense, introdutor do bucolismo em Portugal, autor da célebre novela Saudades (mais conhecida como Menina e Moça), que colaborou no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende e pertenceu à elite de poetas palacianos, juntamente com Sá de Miranda e Gil Vicente.

Organizada conjuntamente pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal e pela Junta de Freguesia do Torrão, com a participação da Historicália e com forte envolvimento da população, a V Recriação Histórica tem entrada livre. Mais do que uma Feira Quinhentista, com a sua habitual jornada pelo passado, a V Recriação Histórica proporciona a todos os visitantes a possibilidade de apreciarem a gastronomia da época, após um levantamento de receitas quinhentistas.

Entre os dias 22 e 24, os residentes do Torrão vestem-se a preceito, as ruas, montras e fachadas de casas são decoradas e os visitantes podem deliciar-se nos restaurantes, cafés e pastelarias locais com doçaria e gastronomia de época, confecionadas com base em receitas recolhidas minuciosamente para proporcionar uma verdadeira viagem à era quinhentista, com um ambiente de festa. Nas ruas da vila vão estar artesãos a trabalhar ao vivo, sendo também possível assistir a demonstrações de armas e falcoaria, declamação de poesia, rábulas teatrais, música, danças populares, folguedos e jograis.

Deixar uma resposta

Share This