Alentejo: 16ª edição da Feira do Queijo do Alentejo de 24 a 26 de fevereiro

0

O Município de Serpa fez ontem, dia 24 de janeiro, a apresentação pública da 16ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, com o intuito de dar a conhecer o programa, os objetivos e apresentar as diversas ações de promoção que vão decorrer até à abertura da Feira.

A Feira do Queijo do Alentejo realiza-se de 24 a 26 de fevereiro de 2017, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Serpa, e estarão presentes 107 expositores, dos quais mais de metade de queijo ou relacionados com este produto, estando confirmados queijos de Serpa, Évora, Nisa, Beira Baixa, Castelo Branco, Terrincho-Trás-os-Montes, Azeitão, Redondo, Borba, Estremoz, Rio de Moinhos, Serra da Estrela, Açores e Salamanca (Espanha). Com forte representação estão também os enchidos, o vinho, o azeite e a azeitona, a doçaria, o mel e o artesanato.

A boa gastronomia e a culinária estarão em destaque nas oito tasquinhas, disponibilizadas maioritariamente ao movimento associativo local, que apresentarão durante os três dias da Feira pratos e petiscos típicos, no ambiente sempre bem animado do Espaço Tasquinhas, onde estará também a habitual ginjinha e, este ano, a MAGANA, cerveja artesanal fabricada no vizinho concelho de Moura. Destaque também para os habituais workshops de culinária com o Chef José Bengaló, que organizará na sexta a sessão para crianças “Cozinheiros de Palmo e Meio” e que no dia 26, domingo, estará muito bem acompanhado pelo Chef Henrique Mouro.

A Feira apresenta um diversificado programa cultural onde o Cante Alentejano, Património da Humanidade, tem um papel de relevo, pelo que durante os três dias da Feira estarão presentes todos os grupos de cante do concelho e os Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho, assim como a Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa e o Musibéria, com o Laboratório de Sevilhanas e Flamenco.

Integrado na Feira decorre o Concurso “O Melhor Queijo da Feira do Alentejo”, que se realizará pelo 3º ano consecutivo e tem como objetivo promover e divulgar os queijos presentes na Feira do Queijo e, em simultâneo, incentivar a sua produção e a comercialização. Este concurso é organizado pelo Município de Serpa em parceria com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja.

Do programa da Feira do Queijo do Alentejo 2017 salientamos, no dia 24, às 16 horas a sessão pública “Queijo Serpa – Impulso à internacionalização”, organizada em parceria com a APROSerpa – Associação de Produtores do Concelho de Serpa e a Associação de Defesa do Património de Mértola. Às 17horas será feito o lançamento da revista “Serpa Terra de Gente Forte”, publicação do município de Serpa, e a partir das 19 horasdecorre a sessão pública “APROSERPA – Um Ano de Atividade”.

No dia 25, às 15 horas, destaca-se a Assinatura do Protocolo do Centro de Competências da Agricultura Biológica e dos Produtos no Modo de Produção Biológico e do Protocolo do Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares, com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Dr. Luís Medeiros Vieira.

Deixar uma resposta

Share This