BTT: 2800 aventureiros pedalaram de Alvalade a Porto Covo

0

Cerca de 2800 amantes do BTT participaram no dia 21 de maio, na 19.º edição do Raid Alvalade – Porto Covo, que anualmente liga as duas localidades do Litoral Alentejano.

A prova que continua com um cariz não competitivo, que junta a prática desportiva ao lazer e ao convívio, começou em 1998 com apenas 80 aventureiros, tem crescido e atualmente “a organização limita o número de inscrições porque as condições logísticas não permitem receber mais participantes” explicou Luís Raposo, presidente do Futebol Clube Alvaladense, entidade organizadora desta prova que já criou raízes na região e é considerada a maior prova do género que se realiza em Portugal.

Os participantes saem de Alvalade (Santiago do Cacém) logo pela manhã e em grupo ou individualmente iniciam uma aventura de 70 Km que os leva por trilhos únicos, entre arrozais, barragem de Campilhas, serra do Cercal e depois de um abastecimento solido e liquido que serve também para um momento de convívio, os aventureiros iniciam a parte em planície que os leva até Porto Covo, com a ilha do Pessegueiro ali ao lado.

A chegada ao mítico Largo Marquês de Pombal é sempre um momento de festa aguardado por familiares e amigos. Uma prova onde muitos casais fazem o percurso lado a lado. Os melhor preparados depois de um abastecimento em Porto Covo regressam a Alvalade completando 120 Km.

Este ano foram 2800 participantes, mais 100 do que no ano passado. “Cada ano que passa temos mais pessoas a querer participar, porque querem desfrutar dos trilhos e das paisagens que são deslumbrantes, com planícies, serras, arrozais, uma barragem e depois a chegada a este lugar mítico que é Porto Covo.

Os participantes trazem as famílias e aproveitam para passar o fim de semana e conhecer esta região única que é o Litoral Alentejano, o que é muito importante da para economia dos concelhos de Santiago do Cacém e Sines.” Acrescentou Luís Raposo.

A organização que é assegurada por 300 voluntários, distribuiu esta ano cerca de 7.000 litros de água, 600 quilos de bananas, 3.600 sandes de carne assada e 1800 sandes diversas.

Em 2018 a prova completa 20 anos e a organização promete “algumas novidades” e uma delas pode ser “aumentar para três mil o número de participantes”.

 

 

 

Deixar uma resposta

Share This