Câmara de Aljezur apoia Misericórdia para assegurar apoio domiciliário a idosos

0

A Câmara de Aljezur vai atribuir 50 mil euros anuais à Santa Casa da Misericórdia local, “para evitar o encerramento” do apoio domiciliário a idosos das freguesias de Odeceixe e da Bordeira, afirmou o presidente da autarquia.

Em declarações à agência Lusa, José Gonçalves afirmou que “os serviços de apoio a idosos nas duas freguesias estavam em risco de fechar”, porque o número de utentes está abaixo do contratualizado com o Centro Distrital da Segurança Social, por falta de utentes”.

“Sendo um serviço que é realizado casa a casa, o povoamento disperso onera em muito as instituições que o realizam e as comparticipações da Segurança Social não têm em conta o custo da deslocação, o tempo das equipas, combustíveis, viaturas e o seu natural desgaste”, frisou o autarca do município algarvio.

A verba atribuída pela câmara do distrito de Faro vai reforçar o apoio da Santa Casa da Misericórdia à terceira idade, para que seja mantido a assistência a este grupo etário que, “só quando deixam de poder cuidar de si próprios, é que recorrem a este serviço”.

Segundo José Gonçalves, o apoio domiciliário prestado pela Santa Casa da Misericórdia de Aljezur, com duas visitas diárias a cada utente durante toda a semana, incluindo sábados, domingos e feriados, “representa uma enorme mais-valia na assistência da população idosa, retardando a sua institucionalização, continuando, por isso, a justificar-se a continuidade desta resposta social”.

“O município está ciente de que não podem deixar de existir no terreno respostas de qualidade e de muita proximidade à população, sobretudo aquela mais vulnerável e que pela idade e pelo povoamento disperso ficam mais sujeitas ao isolamento e à falta de assistência, não tendo familiares ou vizinhos próximos”, concluiu.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This