Centro de Saúde de Sines vai contar com um consultório médico dentista

0

A Câmara Municipal de Sines e a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo) assinaram um protocolo de colaboração para a criação de um consultório médico dentista no Centro de Saúde de Sines, no âmbito do projeto Saúde Oral para Todos, a decorrer até 2020.

A assinatura do protocolo que decorreu numa cerimónia no Centro Cultural de Belém, em Lisboa contou com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, da Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, representantes de 65 municípios e das cinco administrações regionais de saúde.

O Programa para a Saúde do governo prevê a criação de um gabinete de saúde oral por agrupamento de centros de saúde (ACES) tendo em vista a promoção da equidade e da proximidade e o aumento e a melhoria da cobertura dos cuidados de saúde oral ao nível dos cuidados de saúde primários.

No âmbito das políticas de apoio social desenvolvidas pela Câmara Municipal de Sines o estabelecimento desta parceria com a ARS Alentejo contribui para a promoção de uma política efetiva de combate às assimetrias territoriais e sociais.

O Centro de Saúde de Sines já conta com uma sala consultório médico dentista, com cadeira instalada, onde decorrem semanalmente consultas de higiene oral. Na parceria agora estabelecida cabe à Câmara Municipal de Sines assegurar a instalação dos restantes equipamentos complementares, entre os quais o Raio X.

À ARS Alentejo cabe assegurar os recursos humanos para a realização das consultas, os consumíveis necessários à adequada prestação do serviço e a autorização para o funcionamento de instalações radiológicas.

O acesso às consultas de dentista no centro de saúde é garantido a pessoas com problemas mais graves e maiores carências económicas.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This