Cercal do Alentejo: Bombeiros Voluntários comemoraram 40.º aniversário

0

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cercal do Alentejo comemorou, no dia 19 de julho, o seu 40.º aniversário. A ocasião contou, em primeira instância, com uma sessão solene, com discursos e condecorações a bombeiros e entidades, e depois com um almoço-convívio.

“São 40 anos de história, que intrinsecamente se confundem com os últimos 40 anos da história desta freguesia e das suas gentes”, sublinha Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que destaca as “centenas de homens e mulheres que, ao longo de 40 anos, serviram esta população, num esforço, abnegação e dedicação absolutamente altruístas, sem qualquer intuito de ter algo em troca e isso só se faz porque existe e existiu – porque alguns infelizmente já não estão entre nós – uma grande vontade de ajudar o próximo”. António Albino, Presidente da Junta de Freguesia do Cercal do Alentejo, destacou a “digníssima homenagem aos bombeiros que já partiram” e reconheceu “o papel de todos os bombeiros e bombeiras, das suas famílias e de todas as pessoas que se envolvem nesta causa tão nobre, com o objetivo de salvaguardar as nossas populações”.

Mesmo com as dificuldades pelas quais os bombeiros passam a nível nacional “podemos confiar nestes homens e mulheres, que tudo dão de si para prestar um socorro cada vez melhor”, assegura João Ludovico, Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cercal do Alentejo, deixando “um agradecimento a todos aqueles que passaram pela Associação e que escreveram a sua história, bem como uma palavra para a nossa população, comércio local, instituições, sócios e amigos que muito têm ajudado a nossa Associação”.

Na cerimónia, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, a Junta de Freguesia do Cercal do Alentejo e a Caixa de Crédito Agrícola foram condecorados com a Medalha de Serviços Distintos – Grau Prata, “pelos laços de parceria e de trabalho em prol da Associação”, realça João Ludovico, com destaque também para a condecoração atribuída a Mário Sobral, que conduziu os destinos dos Bombeiros do Cercal “durante dez mandatos”. Na cerimónia, foram várias as condecorações e diplomas atribuídos aos bombeiros, quer pela dedicação ao longo dos anos, quer pelas formações entretanto concluídas. No final, foi ainda feita a bênção da nova ambulância dos bombeiros, à qual se seguiu um almoço-convívio.

Entre outras entidades, destaque para as presenças dos Presidentes da Liga Portuguesa de Bombeiros, Jaime Marta Soares, e da Federação de Bombeiros do Distrito de Setúbal, Comandante José Raimundo.

Deixar uma resposta

Share This