Com o objetivo de “dar a conhecer aquilo que melhor se faz no concelho” o municipio de Odemira realiza a Faceco de 20 a 22 de julho

0

Turismo, pecuária, agricultura, artesanato e gastronomia são as principais componentes da 28.ª edição da Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO), que abre as portas na sexta-feira, divulgou hoje o município.

Organizado pela Câmara de Odemira, no distrito de Beja, o certame, a decorrer até domingo em São Teotónio, pretende promover o território concelhio, através dos produtos e atividades locais, e potenciar o tecido empresarial e cultural, atraindo novos investidores para a zona.

“Queremos dar a conhecer aquilo que melhor se faz no concelho de Odemira e mostrar as atividades culturais, recreativas e económicas do município e que, durante estes dias, estarão concentradas num só espaço”, disse hoje à agência Lusa o vice-presidente da câmara municipal, Ricardo Cardoso.

Com um orçamento que ronda os 250 mil euros, a feira conta este ano com mais de 200 expositores, a maioria do concelho de Odemira, distribuídos pelo recinto do Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio.

O Património Cultural, tema europeu de 2018, é o mote para a edição deste ano da FACECO, que vai receber várias exposições alusivas ao tema e com o Pavilhão do Artesanato a juntar meia centena de artesãos locais a trabalhar ao vivo

“Ao contrário do habitual, vamos encontrar muitos artesãos novos que conseguiram transportar a arte tradicional para a atualidade, concebendo peças contemporâneas e isso é uma surpresa e, ao mesmo tempo, uma mostra reveladora daquilo que melhor se faz por estas terras”, acrescentou o autarca alentejano.

O património ligado ao turismo é outra das apostas da autarquia, que quer “reforçar a visitação” como alternativa à oferta do sol e mar.

“Odemira é conhecida pelas suas praias maravilhosas, mas queremos dar a conhecer o que melhor temos em termos patrimoniais e, desse ponto de vista, a feira vai aproveitar para mostrar a oferta existente no interior do concelho”, afirmou o autarca, prevendo a visita de cerca de 30 mil pessoas ao certame.

No setor pecuário, o evento será palco de diversas exposições e concursos de várias raças, com destaque para o 30.º Concurso Nacional de Raça Bovina Limousine, o 15.º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia e o 23.º Concurso Regional da Cabra Charnequeira.

O programa integra ainda o 19.º Concurso de Mel e a oitava Prova de Mel Infantil.

Durante os três dias do evento, não vai faltar animação, com música, teatro, cante alentejano, dança, desporto e a oferta gastronómica.

O programa musical vai contar com os concertos do grupo Fado Lelé, na sexta-feira, Miguel Gameiro, no sábado, e Fernando Daniel, a encerrar o certame no domingo.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This