Crianças de Alcácer formam Laço Humano Azul para consciencializar sobre maus-tratos

0

Inserida na iniciativa “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude”, a Comissão de Proteção a Crianças e Jovens – CPCJ de Alcácer do Sal,  aliada à Comissão Nacional e a todas as CPCJ’s do país, promoveu hoje (20 de abril 2018), no Estádio Municipal da cidade uma ação de consciencialização para a prevenção dos maus-tratos, com a concretização de um laço azul humano por parte de 221 alunos do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Alcácer, do Centro Cultural dos Bairros de S. João e Olival Queimado e do Centro Infantil Universo da Brincadeira.

Antes disso, as crianças tiveram a oportunidade de participar em jogos dinamizados pelos técnicos do setor de desporto da Câmara Municipal de Alcácer.

As camisolas azuis usadas pelos participantes foram uma oferta da União das Freguesias de Alcácer do Sal (Sta. Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana.

A Campanha do Laço Azul – Blue Ribbon – nasceu em 1989, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus-tratos aos seus netos levou Bonnie a alertar a comunidade para este problema da sociedade atual, muitas vezes camuflado no seio familiar. O conceito baseou-se então em “fazer com que as pessoas se questionassem”. A cor azul foi especialmente escolhida como constante lembrança aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This