Diogo Filipe é coordenador geral do futebol de formação do Vasco da Gama de Sines

0

O Vasco da Gama Atlético Clube de Sines anunciou que em 2018-2019 vai remodelar o departamento de futebol juvenil com a criação do cargo de Coordenador Geral do Futebol de Formação e o escolhido para o desempenhar é Diogo Filipe.

Aos 26 anos e Licenciado em Desporto pelo Instituto Politécnico de Beja, onde fez parte do Gabinete de Apoio à Atividade Desportiva, em entrevista à Rádio Sines, Diogo Filipe falou do projeto que vai remodelar todo o futebol de formação do clube siniense.

O que te levou a aceitar este desafio e o que significa para ti?
Primeiramente, quero agradecer à direção do Vasco da Gama Atlético Clube este convite que me foi proposto. Além desta proposta, tinha um outro convite para o mesmo cargo noutro projeto, numa realidade que porventura seria mais vantajosa para mim na maior parte dos aspetos. No entanto, várias condicionantes me levaram a seguir este caminho. Primeiro, estamos a falar do clube que me criou e ensinou muito desde os meus cinco anos de idade e ainda hoje continua a ensinar, por outro lado fazendo mesmo o uso do significado da palavra desafio, vai ser muito desafiante colocar a formação do Vasco da Gama no caminho certo, vai envolver uma grande reestruturação a todos os níveis para que tudo se possa conjugar e no final sentirmos que o nosso Vasco da Gama finalmente está a voltar a ser o clube que era a alguns anos atrás. Resumidamente é um orgulho poder estar nesta posição, ter a capacidade de pôr em prática todas as ferramentas que fui adquirindo ao longo da minha vida, sejam elas académicas ou simplesmente vivências do mundo do futebol, e poder fazer tudo isto no meu clube é algo inexplicável.

O que pretendes implementar no clube?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, sejam elas sineenses ou não, a formação do Vasco da Gama não está na posição que toda a gente afirma estar, não está de rastos e muito menos está para acabar. É verdade que precisam de ser criadas novas condições para que principalmente os treinadores consigam fazer um trabalho de qualidade, porque acredito veemente que todos os treinadores que trabalharam no passado e os escolhidos para esta época que se aproxima têm qualidade suficiente para realizar um trabalho excelente. Sendo este o ano zero deste projeto, a principal preocupação será controlar todas as questões prioritárias e mais tarde sim, poder fazer crescer o nome do Vasco da Gama todos os níveis. Em relação ao que pretendo implementar no futebol de formação do clube, passa por inicialmente organizar a nova época com antecedência suficiente, para que na data oficial de início de época todos os atletas e treinadores sejam presenteados com as condições necessárias para realizar um bom trabalho. Em segundo lugar, mas não menos importante será de certa forma tentar que os jovens sineenses não necessitem de procurar outros clubes fora de Sines para que se sintam bem a fazer aquilo que mais gostam de fazer, que é jogar futebol. De um modo geral a minha preocupação e da direção será a curto prazo colocar novamente o Vasco da Gama Atlético Clube num lugar que sempre lhe pertenceu, que é ser intitulado de um clube formador e conhecido por isso seja ao nível do distrito bem como a um patamar nacional.

O que os sócios podem esperar deste projeto nesta época?
Como mencionei anteriormente, sendo este o ano zero deste novo projeto, o importante será inicialmente criar as condições mínimas necessárias para que todos os intervenientes no futebol de formação possuam as ferramentas precisas para poderem fazer um bom trabalho ao longo da época. Como sineense e como vascaíno, aproveito esta situação para apelar a toda população sineense, sócios do Vasco da Gama ou não, que de qualquer forma ajudem o nosso clube, não falo apenas a nível monetário, mas também que estejam presentes nos eventos do clube, que deem valor a este esforço por parte da direção atual em criar este cargo que certamente vai ajudar em todos os aspetos. A “principal propaganda” é aquela que é transmitida de café para café, de jardim para jardim, se todos falarmos bem do nosso Vasco da Gama e do excelente rumo que ele está a tomar, mais fácil será no futuro caminhar para a excelência.

Deixar uma resposta

Share This