Feira Nova de Outubro para visitar em Alcácer do Sal até domingo

0

A cidade de Alcácer do Sal (Setúbal) recebe, a partir de hoje e até domingo, mais uma edição da Feira Nova de Outubro, cumprindo uma tradição que remonta ao século XVIII para promover os produtos locais.

O certame, que “obrigatoriamente” coincide com o primeiro domingo do mês de outubro, de acordo com um decreto régio da Rainha D. Maria I, é promovido pelo município, desde 1782, de forma “ininterrupta”, explicou o presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença.

“A Feira Nova de Outubro nasceu de uma Provisão de 1782, enviada à Câmara de Alcácer do Sal, determinando que no primeiro domingo de outubro de cada ano haveria uma feira franca por três dias”, lembrou o autarca.

Realizado no Parque de Feiras e Exposições de Alcácer do Sal, o evento tem vindo a ganhar o seu espaço e, atualmente, além de “fechar o ciclo de feiras tradicionais” no litoral alentejano, é considerado “uma das marcas identitárias” do concelho.

“É uma feira com muitas tradições e que tem uma componente lúdica, com os divertimentos habituais, mas também tem o vestuário, o calçado, a louçaria, os barros, frutos secos e muita animação com tasquinhas, bares, exposição de produtos locais e artesanato”, acrescentou.

Este ano, a Feira Nova de Outubro é marcada pelas comemorações dos 800 anos do concelho de Alcácer do Sal, que estão a ser assinalados, segundo a autarquia, com uma “nova perspetiva da importância da preservação das tradições enquanto parte indissociável da identidade cultural da comunidade”.

A feira serve igualmente de oportunidade para os visitantes adquirirem o artesanato local e os primeiros frutos da época na região, como os pinhões, nozes, castanhas, figos secos e amêndoas, azeitonas, batatas-doces, mel, rebuçados, bolinhos de amêndoa, queijos e produtos de charcutaria.

“Além da população de Alcácer do Sal, temos sempre visitantes oriundos dos concelhos de Grândola, Setúbal e uma franja de Montemor-o-Novo que aproveita para se abastecer de produtos de boa qualidade e provar a nossa gastronomia”, referiu Vítor Proença.

Durante três dias, o certame, que tem entradas livres, vai contar com os concertos de Piruka (dia 05), Adriana Lua (06) e, no último dia, o espetáculo temático interativo ‘Remember Revival Band’.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This