Grândola: Concurso Nacional de Leitura do Alentejo Litoral realiza-se em Grândola

0

A 11ª edição do Concurso Nacional de Leitura do Alentejo Litoral realiza-se no próximo dia 17 de maio, em Grândola, com duas dezenas de alunos da região que vão pôr à prova os seus conhecimentos sobre as obras lidas: “Quando Hitler me roubou o coelho cor-de-rosa”, de Judith Kerr e “Teodora e o Segredo do Templo”, de Luísa Fortes da Cunha, para o 3º ciclo, e “Contos de cães e maus lobos”, de Valter Hugo Mãe e “O herói discreto”, de Mario Vargas Llosa, para o Ensino Secundário.

Os alunos do 3.º ciclo e do Ensino Secundário são desafiados a demonstrar as suas competências de expressão escrita e oral, numa iniciativa que tem como objetivos principais estimular o treino da leitura, o gosto pelo ato de ler e a fomentar o conhecimento de diferentes autores e estilos literários.

Este ano, a edição do Concurso é promovida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares, em articulação com a RTP, tendo a Biblioteca Municipal de Grândola sido convidada a assumir a responsabilidade da organização da Prova de Seleção Regional.

O processo decorre em três fases distintas, ao longo do ano letivo, das quais a segunda fase, em parceria com as Câmaras Municipais, corresponde à realização de uma Prova Regional de seleção, organizada por uma das bibliotecas municipais.

Em Grândola, o programa, que conta a participação de 20 alunos e professores de 6 escolas oriundas dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira e Santiago do Cacém, tem início previsto para as 12h30m, com a receção dos participantes, seguindo-se, às 13h30m, o início das provas escritas, enquanto a abertura da prova-espetáculo está marcada para as 15h pelo Presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes. Está, ainda, previsto um momento cultural às 16h45m, seguido do anúncio dos vencedores e entrega dos certificados.

Os alunos apurados por nível de escolaridade (3º ciclo e secundário) representarão a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral na final do Concurso Nacional de Leitura, em data a anunciar.

Deixar uma resposta

Share This