Grândola: Município nomeado para “Município do Ano 2015”

0

O Município de Grândola é uma das autarquias nomeadas para a atribuição dos prémios “Município do Ano Portugal 2015”, instituídos pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades. Estes prémios visam reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade.

A candidatura apresentada pelo Município de Grândola focou-se no importante projeto que tem vindo a ser desenvolvido na Aldeia Mineira do Lousal (Projeto Relousal), lançado na década de 90, compreendendo a reabilitação e recuperação dos edifícios industriais, dando-lhes novas valências e ocupações, com destaque para a criação do Museu de Arqueologia Industrial Mineira, do Centro Ciência Viva, do Centro de Artesanato, do Hotel Rural de 4 estrelas e do Restaurante Regional.

A apresentação demonstrou o impacto do projeto ao nível do território concelhio e regional, no âmbito social e económico, sublinhando ainda as intervenções de requalificação urbana, criando um enquadramento adequado para a fruição do espaço público pelos moradores e pelos visitantes.

O município de Grândola foi selecionado na sequência do processo de avaliação das 80 candidaturas recebidas para os Prémios 2015, envolvendo todas as regiões do país. Da região Alentejo, das 11 candidaturas apresentadas, apenas foram escolhidos quatro – Grândola, Coruche, Avis e Ponte de Sor.

Deixar uma resposta

Share This