Grândola: Sofia Ferreira vence fase distrital do Concurso Nacional de Leitura

0

Sofia Ferreira, aluna de Grândola vence fase distrital do Concurso Nacional de Leitura e vai representar o concelho e o distrito de Setúbal na semifinal

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa de promoção da leitura dirigida aos jovens alunos do 3º ciclo e ensino secundário, que conta com a coordenação do Plano Nacional de Leitura em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). Realiza-se habitualmente em 3 fases, a 1ª a nível concelhio, a 2ª a nível distrital e a 3ª (semifinal e final) a nível nacional.

No passado dia 16 de abril de 2015 realizaram-se, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, as provas da fase distrital da 9ª edição do Concurso Nacional de Leitura.

Nesta prova participaram alunos de diversas escolas do distrito de Setúbal, sendo mais de uma centena do 3º ciclo e 44 do ensino secundário, que tiveram de realizar uma prova escrita sobre as obras previamente lidas “O caderno do avô Heinrich”, de Conceição Dinis Tomé e “Fablehaven – O santuário das fábulas”, de Brandon Mull, para o 3º ciclo, e “Novíssimas Crónicas da Boca do Inferno”, de Ricardo Araújo Pereira, e “A Culpa é das Estrelas”, de John Green, para o ensino secundário.

O Agrupamento de Escolas de Grândola esteve representado pelas alunas que passaram à fase distrital, Ana Rita Rocha, Beatriz Guerreiro, Isabel Alexandre, Inês Pereira e Maria Jacinta Barata, do 3º ciclo, e Fabiana Duarte e Sofia Ferreira, do ensino secundário.

A aluna Sofia Ferreira ficou entre os cinco primeiros classificados na avaliação escrita e realizou a prova oral, constituída por dois momentos: a leitura expressiva e o discurso argumentativo. O júri, constituído pela Chefe da Divisão de Bibliotecas da Câmara Municipal de Almada, Fernanda Eunice Figueiredo, pela escritora Rita Vilela e pelo ator Alberto Quaresma decidiu atribuir o primeiro lugar a Sofia Ferreira que irá representar o concelho e o distrito de Setúbal na 3ª fase do Concurso, na prova da semifinal, a realizar em Lisboa durante o mês de junho, em data a anunciar pela organização do CNL.

Deixar uma resposta

Share This