Mais de 9 toneladas de resíduos recolhidos na Limpeza da Costa do Norte em Sines

0

Numa parceria entre a Câmara Municipal de Sines e a Brigada do Mar, com a participação de voluntários e várias empresas e entidades, realizou-se de 12 a 15 de abril uma ação de limpeza da Praia da Costa do Norte.

Apesar de as condições climatéricas terem dificultado o trabalho em dois dos dias da ação, foi possível recolher 9420kg de resíduos.

A maioria dos resíduos recolhidos – 6150kg – foi constituída por artes de pesca e outros resíduos elimináveis não caracterizáveis. Seguiram-se os resíduos de madeira (2340kg), plásticos (760kg) e vidro (170kg).

A limpeza teve a participação de 186 voluntários, distribuídos pelos quatro dias.

O Centro Ciclista Sineense foi mais uma vez parceiro da iniciativa, fornecendo motos 4 e apoio de motorista no terreno ao longo dos quatro dias.

A ValorSines teve também uma participação fundamental, com a colocação estratégica de seis contentores para deposição de resíduos, levantamento dos contentores com os resíduos recolhidos, pesagem dos resíduos e devido encaminhamento a destino final adequado (reciclagem ou aterro).

A limpeza teve a colaboração da AEMLA – Associação de Escolas de Marinha do Litoral Alentejano, Universidade de Évora e MARE, secção de pesca submarina do Vasco da Gama Atlético Clube e Suzuki Marine, Escola Secundária Poeta Al Berto e Sulcor.

A APLM – Associação Portuguesa de Lixo Marinho, a Bandeira Azul e a Autoridade Marítima de Sines também apoiaram a iniciativa.

A limpeza esteve integrada nos 10 anos da Brigada do Mar, associação que desenvolve ações com especial foco na descontaminação e limpeza de praias, tendo como objetivo combater a poluição causada pelo lixo marinho.

A Câmara Municipal de Sines associou-se a esta iniciativa, na sequência de outras ações semelhantes de limpeza da nossa costa anteriormente realizadas.

Deixar uma resposta

Share This