Melhor evento alentejano de 2017 foi em Sines Tall Ships Festival

0

O Sines Tall Ships Festival, que se realizou em Sines de 28 de abril a 1 de maio de 2017, venceu a categoria “Melhor Evento – Alentejo” dos Prémios Turismo do Alentejo e Ribatejo 2017, entregue em Ponte de Sor, no dia 6 de maio.

É a terceira vez que um evento realizado em Sines conquista este prémio de excelência turística, depois de o Festival Músicas do Mundo ter sido galardoado nas edições de 2011 e 2012.

O Sines Tall Ships Festival foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Sines, Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Turismo do Alentejo e Ribatejo, ERT, e Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela.

Um festival em terra e no mar, o evento esteve integrado, como etapa, na RDV 2017 Tall Ships Regatta, que teve início em Greenwich, no Reino Unido, e passou por outros seis destinos da Europa, Caraíbas e Américas: Las Palmas (Espanha), Bermudas, Boston (EUA), Quebec (Canadá), Halifax (Canadá) e Le Havre (França).

O facto de um dos maiores navegadores da História ter nascido em Sines foi um dos fatores decisivos que contribuiu para a decisão da escolha desta cidade para a realização de uma etapa da regata RDV Tall Ships 2017, promovida pela Sail Training International, tornando esta cidade um palco natural da celebração de uma das mais épicas aventuras humanas: as navegações transoceânicas.

O festival realizado em Sines, na cidade e nos terminais portuários (porto de recreio, porto de serviços e terminal multipurpose), envolveu a participação de cerca de 1000 tripulantes, que chegaram a Sines em duas dezenas de grandes veleiros com pavilhões de Itália, Vanuatu, França, Reino Unido, Noruega, Portugal, Espanha, Alemanha, Letónia, Finlândia e Holanda.

Com uma estimativa de 100 mil visitantes, foi o maior evento náutico que Sines e o Alentejo já receberam e um dos maiores realizados em Portugal.

O festival contribuiu para dinamizar a economia local, nomeadamente a restauração e a hotelaria, devido ao elevado número de visitantes e à presença dos tripulantes.

O festival contribuiu também para reforçar a marca de Sines nacional e internacional como capital marítima com um forte património ligado ao mar – da Vasco da Gama à tradição piscatória – e um porto de referência em todos as vertentes da atividade portuária, incluindo também a de lazer.

De destacar finalmente o perfil da parceria que possibilitou a realização do evento, com os esforços concertados e a necessária coordenação entre uma câmara municipal, uma autoridade portuária, uma entidade regional de turismo e uma associação do setor.

No final de 2017, os órgãos de comunicação social do Alentejo Litoral escolheram o evento Sines Tall Ships Fest como Acontecimento do Ano 2017.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This