Ministra do Mar presidiu ao encontro para a Programação Estratégica Logística Comum Transfronteiriça

0

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu hoje, dia 9 de abril, na Câmara Municipal de Elvas, à sessão de assinatura do Protocolo de Colaboração entre as entidades dinamizadoras do projeto Janela Única Logística (JUL): a DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, a Administração do Porto de Lisboa, e dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve e as entidades responsáveis pela dinamização da Plataforma Logística de Elvas, nomeadamente a Câmara Municipal de Elvas e a Transitex – Trânsitos de Extremadura.

Atendendo à relevância da matéria e à sua importância para o aumento da competitividade dos portos nacionais, o referido protocolo foi homologado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A JUL tem por objetivo criar uma nova versão do Modelo de Referência Nacional dos sistemas de gestão portuária (JUP- Janela Única Portuária), criando uma nova geração de software que será alargada a todos os meios de transporte e operações logísticas.

O Programa do XXI Governo Constitucional da República portuguesa prevê a implementação da JUL, enquanto projeto estratégico e transversal da “estratégia para o aumento da competitividade da rede de portos comerciais do continente – horizonte 2026”.

As conclusões do encontro em Matéria de Logística Transfronteiriça, foram igualmente assinadas entre a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o Presidente do Governo Regional da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, e o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha.

De acordo com Ana Paula Vitorino “a cooperação transfronteiriça é fundamental para o desenvolvimento do Corredor Atlântico na Rede transeuropeia de transportes da RTE-T, permitindo ligar os portos do sul de Portugal à Península Ibérica, ao sudoeste europeu e ao resto da Europa, assumindo este encontro particular relevância”.

Deixar uma resposta

Share This