Nacional: Termina hoje o período crítico do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios

0

O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, em que é proibido fumar ou fazer lume e fogueiras em espaços florestais e agrícolas, termina hoje, depois de ter sido prolongado durante a primeira quinzena de outubro.

O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndio começou a 01 de julho e devia ter terminado a 30 de setembro, mas uma portaria do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, prorrogou o prazo até hoje, devido às “condições meteorológicas”.

Durante o período crítico de incêndios era proibido, nos espaços florestais e agrícolas, fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas e queimadas, lançar foguetes ou balões de mecha acesa, assim como fumigar ou desinfestar e fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Segundo dados provisórios, a área ardida este ano mais do que duplicou em relação a 2015, tendo os incêndios florestais consumido, até 30 de setembro, 150.499 hectares, a maior dos últimos 10 anos.

Já o número de incêndios diminuiu este ano cerca de 16 por cento em relação a 2015, tendo deflagrado, entre 01 de janeiro e 30 de setembro, 12.488 fogos.

Deixar uma resposta

Share This