Natação: Irmãos Ribeiro fazem história na 13ª Prova de Mar Baía de Sines e CNLA domina por equipas

0

Soraia Ribeiro (Individual) e Hugo Ribeiro (Estrelas de São João de Brito) foram os grandes vencedores da 13ª Prova de Mar Baía de Sines, competição de Águas Abertas na distância de 2500m disputada no dia 12 de Junho.

A prova oficial – 2ª etapa do IV Circuito de Águas Abertas da A. N. Alentejo – foi ganha pelo vencedor das edições de 2007, 2014 e 2015, Hugo Ribeiro, que com esta quarta vitória em Sines (a terceira consecutiva, algo inédito na competição) reforçou o estatuto de grande dominador da prova no sector masculino. Na 2ª posição chegou o promissor Tiago Campos (Scalabiswim) e, no 3º lugar, o vencedor da edição de 2013, Mário Bonança (Sporting).

Em femininos, Soraia Ribeiro repetiu os triunfos de 2007, 2008, 2014 e 2015 e voltou a fazer história, ao tornar-se na primeira atleta a conseguir a quinta vitória na Baía de Sines (a terceira seguida, à semelhança do irmão), ela que já era a recordista absoluta de triunfos desde 2014. Marina Sequeira (SFUAP) e Maria Beatriz Dias (Scalabiswim) alcançaram, respectivamente, a 2ª e 3ª posições.

A classificação colectiva foi ganha pela equipa da casa, o CNLA, com o Sport Algés e Dafundo na 2ª posição. Os atletas do CNLA tiveram uma prestação muito positiva a nadar “na sua praia”: em masculinos, Marco Vantaggiato foi o  9º Absoluto (1º em Masters E/F) e Rodrigo Costa foi 12º (1º em Masters C/D). No sector feminino, Susana Mateus foi a 4ª absoluta (1ª em Masters A/B), Melissa Lopes foi 7ª (2ª em Juniores), Marina Pedro 11ª (3ª em Masters A/B e Carmen Malheiros foi 13ª classificada (1ª em Masters C/D). Participaram 49 atletas nos 2500m.

Antes da prova principal tiveram lugar as também já habituais provas de divulgação da modalidade, nas distâncias de 1000m e 400m. Na prova mais curta, grande destaque em femininos para a primeira vitória da carreira de Madalena Correia (CNLA) e logo na sua estreia na Baía de Sines. A 2ª posição foi para Beatriz Correia (Atlético Clube de Montemor) e o 3º lugar foi para Melissa Esteves (FC Ferreiras). Em femininos, o CNLA esteve ainda representado por Marta Marques (5ª classificada).

Em masculinos, o triunfo sorriu a Guilherme Alves (Montemor), logo seguido de Francisco Correia (CNLA), no 2º posto, e Igor Sadovskyy (FC Ferreiras), na 3ª posição. André Pinto (6º lugar), Carlos Luz (8º), Gonçalo Estevam (11º), José Aveiro (12º) e José Costa (13º) foram os restantes representantes masculinos do CNLA.

Nos 1000m, o CNLA foi o grande dominador, vencendo em masculinos com Mauro Inácio e em femininos com Nicoleta Lascu. Tomás Pessanha (Estrelas de São João de Brito) e Bernardo Clavinho (Scalabiswim) completaram o pódio em masculinos e no sector feminino a 2ª posição foi para Patrícia Seong (FC Ferreiras) e a 3ª para Sofia Barbado (Montemor).

Além dos vencedores absolutos da prova, o CNLA contou ainda com uma boa participação nestes 1000m: Guilherme Custódio (11º em masculinos), Daniel Leitão (15º), Filipe Nascimento (17º), Cláudia Faria (10ª em femininos) e Tânia Felício (13ª e em estreia pelo clube!). Samuel Mariano não completou a prova, mas deu mais um importante passou no seu crescimento como atleta.

De realçar uma vez mais, nestas provas de promoção, a participação de vários populares que não perderam a oportunidade de “dar umas “braçadas” num cenário fantástico como é a Baía de Sines. Participaram nos 400 metros 19 atletas e nos 1000 metros 45 atletas, o que a juntar aos 49 atletas dos 2500m perfaz um total de 113 nadadores que desafiaram as águas da Praia Vasco da Gama. O CNLA participou com um total de 22 atletas na prova, uma das maiores representações de sempre do clube na “sua” prova.

Deixar uma resposta

Share This