Natação: Nicoleta Lascu medalha de bronze nos Campeonatos Nacionais

0

Nicoleta Lascu foi a atleta do CNLA em maior evidência nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos / Open de Portugal, ao conquistar a medalha de bronze nos 100 metros Costas, no escalão de Juvenis. Ana Sofia Sousa, Carolina Guedes e Susana Mateus completaram o quarteto que representou o clube na competição, que se disputou no Complexo Olímpico do Jamor (Oeiras) e contou com uma participação recorde de 896 atletas, em representação de 131 clubes.

Após assegurar o 4º tempo nas eliminatórias, entre as nadadoras Juvenis, Nicoleta Lascu avançou para a Final dos 100 Costas a “piscar o olho” às medalhas. A determinação da Juvenil-B do CNLA deu frutos e a atleta culminou uma época em cheio com o 3º lugar e a respetiva medalha de bronze nessa prova, com uma marca (1:08.95) que constitui um novo Recorde Regional não só do seu escalão, como também Absoluto! A conquista da nadadora do clube adquire ainda maior destaque atendendo a que competia directamente com as Juvenis-A (um ano mais velhas, na próxima época já serão Juniores). Nicoleta Lascu foi ainda 17ª classificada nas eliminatórias dos 200 Costas e 31ª nos 200 Estilos.

Ana Sofia Sousa (também Juvenil-B) apresentou-se igualmente em grande plano na competição, com especial destaque para o 5º lugar na Final dos 100 Livres (1:00.82), ficando muito próxima do pódio e sendo mesmo a melhor nadadora nacional entre as Juvenis de 1º ano. A atleta conquistou ainda o direito a participar nas Finais dos 100 Bruços (9º lugar), com a marca obtida nas eliminatórias (1:18.29) a constituir um novo Recorde Regional de Juvenis-B; e dos 200 Bruços (8º lugar). Ana Sofia Sousa foi ainda 13ª nas eliminatórias dos 200 Livres e 30ª nos 200 Estilos.

No escalão de Absolutos (Juniores e Seniores), Carolina Guedes esteve em evidência nos 100 Bruços (1:20.39 – 26º lugar nas eliminatórias), aproximando-se do seu melhor de sempre, e competiu também nas eliminatórias dos 50 Bruços (37.02 – 27º lugar). Susana Mateus, por sua vez, regressou a um Campeonato Nacional Absoluto oito anos depois da sua última participação, num momento carregado de emoção. Galvanizada por este seu regresso e pela grande temporada que tem vindo a efectuar, a nadadora Sénior do CNLA “respondeu” com dois excelentes novos máximos pessoais, nos 100 Costas (1:10.88 – 36º lugar nas eliminatórias) e nos 50 Costas (33.22 – 37º lugar), sendo que ambas as marcas constituem Recordes Regionais de Seniores da Associação de Natação do Alentejo.

O balanço destes Campeonatos Nacionais é altamente positivo, com a conquista de uma medalha de bronze e a obtenção de quatro finais e cinco Recordes Regionais, num final de época (nas competições de piscina) em grande para o Clube de Natação do Litoral Alentejano.

Deixar uma resposta

Share This