Odemira: Cabaz do Mar vence prémio nos Green Project Awards

0

O projeto do litoral de Odemira para a valorização dos Produtos da Pesca Locais “Cabaz do Mar”, foi o vencedor nos Green Project Awards, na categoria de Consumo Sustentável.

O Green Project Awards Portugal, promovido em parceria pela GCI, Agência Portuguesa do Ambiente e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, tem por objetivo o reconhecimento de boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. Os prémios foram entregues no dia 7 de janeiro de 2016.

O “Cabaz do Mar”, da responsabilidade da Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar, na freguesia de S. Teotónio, concelho de Odemira, é um projeto pioneiro em Portugal, que tem por objetivo levar o pescado da costa odemirense diretamente ao consumidor, numa lógica de proximidade e confiança.

O projeto surgiu da necessidade de valorizar e escoar o pescado de baixo valor comercial na região de Odemira, num conceito que se baseia no agrupamento da oferta através da associação de pescadores, num compromisso mútuo entre os produtores que se envolvem diretamente como agentes no mercado, reduzindo os intermediários e garantindo um fornecimento regular de 3kg de espécies capturadas por artes de pesca sustentáveis. O consumidor tem a oportunidade de definir a regularidade com que quer receber o pescado de uma lista de 34 espécies, indicando apenas três que não quer consumir. A maior parte dos 122 clientes está fidelizada e é regular, encomendado mais do que uma vez por mês.

Na implementação do projeto, a Associação conta com o apoio do Município de Odemira, TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, e Docapesca Portos e Lotas, S.A.

Deixar uma resposta

Share This