Odemira: Câmara convida população a propor investimentos para 2017

0

A população de Odemira, no litoral alentejano, vai poder apresentar, a partir de sexta-feira e até final de junho, propostas de investimentos de interesse coletivo para serem votadas e incluídas no orçamento municipal para 2017.

Trata-se da edição deste ano da iniciativa “Orçamento Participativo”, que é promovida pela Câmara de Odemira, no distrito de Beja, para permitir à população propor investimentos a incluir no orçamento municipal e, desta forma, “potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho”.

Segundo a Câmara de Odemira, num comunicado enviado hoje à agência Lusa, podem apresentar propostas de investimentos residentes, trabalhadores e estudantes do concelho com mais de 16 anos e representantes de organizações da sociedade civil.

As propostas apresentadas devem ter como base as áreas de competência do município e cada cidadão só pode apresentar uma proposta, num valor máximo de 125 mil euros, explica a autarquia, referindo que serão incluídas no orçamento as propostas mais votadas num total de 500 mil euros.

A edição deste ano do “Orçamento Participativo” vai afetar 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do litoral ou com população superior a 1.500 habitantes e outros 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias com população inferior a 1.500 habitantes.

Os interessados podem apresentar propostas através do sítio de internet da iniciativa ou de forma presencial nas assembleias participativas, que serão realizadas no concelho, indica a autarquia. Após a fase de apresentação, será aberto o período de votação das propostas, que irá decorrer em outubro e novembro, e as mais votadas serão integradas no orçamento da câmara para 2017.

Segundo a autarquia, o “Orçamento Participativo” de Odemira, lançado em 2011, é um dos projetos do género “com maior índice de participação pública e maior valor de investimento ´per capita`” em Portugal

Deixar uma resposta

Share This