Odemira: Cante Alentejano é tema de colóquio nas Festas de Maio

0

“Cante Alentejano – Património Imaterial da Humanidade” é o tema do colóquio agendado para o próximo sábado, dia 2 de maio, pelas 10.30 horas, no Centro Social de Amoreiras-Gare, promovido no âmbito das Festas de Maio e 12ª Feira do Interior do Concelho de Odemira.

O Cante Alentejano tem sido desde sempre um dos pontos fortes das Festas de Maio, realizadas há 25 anos em Amoreiras-Gare, sendo a promoção da cultura local um dos grandes objetivos do certame, que recebe anualmente milhares de visitantes. A aldeia recebe anualmente diversos grupos corais na “Tarde do Cante” e promove o Encontro de Cante ao Baldão, com a participação de dezenas de cantadores acompanhados pela viola campaniça.

A classificação do Cante Alentejano como Património Cultural e Imaterial da Humanidade por parte da UNESCO é o mote para a realização de um colóquio no âmbito das Festas de Maio.

O colóquio contará com a participação de João Vilhena (Presidente da Direção da ADA – Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare), do Padre António Cartageno (responsável pelo Departamento de Música do Secretariado Diocesano de Liturgia de Beja e Presidente do Serviço Nacional de Música Sacra, que apresentará o tema “Os Cânticos Populares Religiosos do Baixo Alentejo”), Francisco Lourenço Teixeira (Presidente da Direção da MODA – Associação de Cante Alentejano, com o tema “Vários aspetos da salvaguarda do Cante”), José Francisco Colaço Guerreiro (membro da CORTIÇOL – Cooperativa de Informação e Cultura e da MODA – Associação do Cante Alentejano, com o tema “O Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade”). A moderação estará a cargo de Deolinda Seno Luís, vereadora da Câmara Municipal de Odemira, responsável pela área da Cultura. José Alberto Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira marcará presença no colóquio, assumindo a sessão de encerramento.

A organização pertence à Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, com o apoio do Município de Odemira e Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

 

Deixar uma resposta

Share This