Odemira: Cerca de 30 mil visitantes no grande certame de Odemira

0

A 25.ª edição da FACECO chegou ao fim no domingo, depois de três dias em que passaram pela feira em São Teotónio, perto de 30 mil visitantes.

O evento teve como objetivo a promoção do território, dos seus produtos e atividades, das coletividades e dos atores locais, potenciar o tecido empresarial e cultural e atrair novos empreendedores e investidores para o concelho. A Faceco 2015 contou com a participação de cerca de 200 expositores, dos vários sectores de atividade, com destaque para o Pavilhão de Artesanato, que apresentou cerca de 30 artesões do concelho a trabalhar sobre o tema “Reutilização e novos objetos”.

Na cerimónia de encerramento, José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira, entidade organizadora, afirmou que “estamos muito satisfeitos pela forma como a feira decorreu e com adesão do público ao longo dos três dias”. O autarca destacou ainda que “a Faceco mostrou que é uma feira cada vez mais virada para a juventude, com muita animação, muita vivacidade e muita participação jovem, mas onde toda a família encontra motivos de interesse”.

A Faceco marcou o início do processo de revisão do Plano Diretor Municipal de Odemira, sendo apresentada uma exposição retrospetiva e prospetiva do plano. Outra forte componente foi a presença da Rede Social de Odemira, com a participação integrada de todas as instituições particulares de solidariedade social locais. Também a juventude teve particular atenção no certame, no espaço “OJovem”, onde foram promovidos várias actividades.

A presença do setor pecuário foi mais uma vez bastante forte, com a realização do 27º Concurso Nacional da Raça Bovina Limousine, 12º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia e do 20º Concurso Regional da Cabra Charnequeira, sendo também promovido o 16º Concurso de Mel.

Além de muita animação em todo o recinto, o cante alentejano, a música tradicional, a banda OqueStrada e o artista AGIR foram os grandes destaques no programa de animação. As noites da Faceco foram bastante concorridas, tanto para os principais espetáculos, como na componente gastronómica.

Sendo a feira realizada em São Teotónio desde 1990, o tema em destaque este ano foi “25 anos de Faceco: contributos para o concelho”. Para fazer o balanço de 25 anos de feira, foi promovida uma tertúlia, com a participação de técnicos, empresários e agentes que marcaram a história da feira, onde foram recordadas histórias vividas no certame ao longo dos anos.

A evolução da Faceco ao longo dos anos, foi na opinião de José Alberto Guerreiro, “marcada pelo crescimento nos primeiros dez anos, seguindo-se a consolidação, ficando os últimos cinco assinalados pela sua qualificação”.

Deixar uma resposta

Share This