Odemira: Comemorações do centenário do Farol do Cabo Sardão

0

O Farol do Cabo Sardão celebra este ano o seu centenário, motivo para um programa comemorativo que irá decorrer entre os dias 15 e 18 de abril, que inclui exposições, palestras, encontros com antigos faroleiros, teatro e um concerto com a Banda da Armada. Situado perto da aldeia de Cavaleio, freguesia de S.Teotónio, no concelho de Odemira, o Farol do Cabo Sardão vai abrir as portas à festa e aos visitantes.

As comemorações são promovidas pelo Município de Odemira, Marinha Portuguesa, Autoridade Marítima Nacional e Direção de Faróis, em parceria com a Rota Vicentina, Junta de Freguesia de S. Teotónio, Polis Litoral Sudoeste, Centro Desportivo, Cultural e Recreativo do Cavaleiro, Escola de Artes do Alentejo Litoral e Agrupamento de Escolas de S. Teotónio.

O ponto alto acontecerá no dia 15 de abril, a partir das 10.00 horas, com destaque para consignação da empreitada de valorização da envolvente ao Farol do Cabo Sardão da Sociedade POLIS Litoral Sudoeste, inauguração de exposição alusiva ao Farol da Direção de Faróis/Marinha Portuguesa, momento musical pela Escola de Artes do Alentejo Litoral e sessão evocativa com descerramento de placa.

O Farol do Cabo Sardão entrou em funcionamento em 15 de abril de 1915, sendo electrificado em 1950. Em 1984 foi ligado à rede elétrica de distribuição pública e automatizado. Em 1999 foram feitas grandes obras de remodelação no edifício. Tem de 17 metros de altura e 68 metros de altitude, com 23 milhas de alcance. A imponência do Farol marca a paisagem, num dos pontos mais bonitos e emblemáticos do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Deixar uma resposta

Share This