Odemira: Espetáculo multicultural apresentado em S. Teotónio

0

O espetáculo de interculturalidade “Roda Atlântica!” vai ser apresentado no dia 16 de abril, pelas 16.00 horas, em S. Teotónio, no Largo do Quintalão, no âmbito das comemorações “Abril em Odemira” e sob a égide do Plano Municipal para a Integração de Imigrantes.

Num verdadeira fusão de culturas, o espetáculo reúne cerca de 30 jovens alunos de várias nacionalidades das Escolas Secundária Dr. Manuel Candeias Goncalves e Profissional de Odemira, com coreografia de Marta Coutinho, música de Ruca Rebordão e a colaboração de vários professores de ambas as escolas.

Este é um trabalho sobre a mistura de tradições. Tendo como premissa as danças e ritmos tradicionais do concelho de Odemira, o espetáculo parte das emblemáticas danças de roda para se encontrar o par noutro ponto do Atlântico. Odemira e Guiné Bissau encontram-se através da arte e esse encontro é mostrado em forma de espetáculo/festa, com uma energia eletrizante, cheio de cor, dança e muita música!

“Roda Atlântica!” decorre do projeto “Miragem!”, um projeto de artes performativas desenvolvido pelo segundo ano consecutivo nas escolas do concelho de Odemira, com criação e coordenação da coreógrafa Madalena Victorino, inserido no Programa Odemira Território Educativo, promovido pelo Município de Odemira. Visa o contacto da arte com diversas matérias escolares, assim como a descoberta e experimentação artística como forma viva de aprendizagem.

Esta apresentação dedica-se à população em geral e a escolha de S. Teotónio prende-se com a expressividade que a realidade imigrante assume naquele território.

Deixar uma resposta

Share This