Odemira: Exposição “Instrumentos de Cordas Artesanais” para ver até 30 de setembro

0

A partir de hoje e até 30 de setembro, vai estar patente ao público no Centro de Valorização da Cultura Local, em Odemira, a exposição “Instrumentos de Cordas Artesanais” que apresenta trabalhos elaborados pelo artesão Daniel Luz.

A exposição, inserida no âmbito da iniciativa Setembro Cultural, poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas, no Centro de Valorização da Cultura Local, em Odemira, situado no edifício das antigas instalações da GNR, na Praça José Maria Lopes Falcão. A inauguração está agendada para o dia 6 de setembro, pelas 16 horas.

Nesta exposição os visitantes poderão apreciar diversos tipos de instrumentos de corda, como a viola campaniça, viola, guitarra portuguesa e bandolins.

Daniel Luz, artesão, natural de S. Teotónio, concelho de Odemira, começou a construir instrumentos quando tinha 20 anos, atualmente com 77 anos o seu trabalho é reconhecido em Portugal e além-fronteiras, pela perícia para fabricar estes instrumentos de corda, em nogueira, pau-santo e outras madeiras exóticas, com destaque para a viola campaniça, típica da região, mas também bandolins, guitarras portuguesas, entre outras muito apreciadas pelos músicos e com acabamentos de grande beleza.

Paralelamente à exposição, no dia 27 de setembro, pelas 14h, o artesão Daniel Luz irá transmitir os seus conhecimentos num workshop de construção de instrumentos de corda, no Centro de Valorização da Cultura Local, em Odemira, aberto a todos os interessados mediante inscrição prévia. As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas até ao dia 26 de setembro através número 966 174 873.

Deixar uma resposta

Share This