Odemira: Jornadas Europeias do Património 2016 no Portinho de Pesca do Canal

0

Nos dias 23 e 24 de setembro, o Município de Odemira associa-se às Jornadas Europeias do Património 2016, este ano subordinadas ao tema “Comunidades e Culturas”. Serão promovidas visitas ao Portinho de Pesca do Canal, em Vila Nova de Milfontes, com o intuito de aproximar o público à comunidade piscatória e à cultura ribeirinha.

No dia 23 de setembro, sexta-feira, a visita terá como tema “A vida no Portinho do Canal”, sendo convidados alunos do 1º ciclo do interior do concelho.

No sábado, dia 24, pelas 16.30 horas, a visita será dirigida à população em geral e turistas, sendo acompanhada e comentada pelo pescador local José do Forno e pelos antropólogos Luís Martins e Cláudia Freire, proporcionando uma conversa informal sobre o Portinho do Canal e a comunidade piscatória de Vila Nova de Milfontes. A participação é livre, sendo o ponto de encontro junto ao Miradouro.

O Município de Odemira convida para esta atividade os antropólogos Luís Martins (que há muitos anos investiga a temática das pescas em Portugal) e Cláudia Freire, responsáveis pela área de antropologia no projeto Homo et Mare, projeto desenvolvido pelo GESTO – Grupo de Estudos do Território de Odemira, que pretende valorizar o sentimento de pertença das comunidades locais (Azenha do Mar, Zambujeira, Almograve, Vila Nova de Milfontes) por via da valorização dos recursos endógenos, competências e cultura das comunidades piscatórias.

Com o tema “Comunidades e Culturas”, as Jornadas Europeias do Património procuram envolver múltiplos tipos de comunidades e chamar a atenção para a os diferentes ambientes culturais que existem sob as mais variadas formas. As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. Em cada país é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, cujo acesso, na sua grande maioria, é gratuito.

Deixar uma resposta

Share This