Odemira: Mariana Martins é a primeira mulher a frequentar a licenciatura de guitarra portuguesa

0

Mariana Martins, de 18 anos, natural de Odemira, é a primeira mulher a entrar na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco, para frequentar a licenciatura de “guitarra portuguesa”.

Tudo começou quando frequentava o quinto ano, em Odemira, altura em que teve o primeiro contacto com o ensino da música através da Escola das Artes do Alentejo Litoral. Primeiro não conhecia o instrumento, mas com a ajuda do professor rapidamente virou uma paixão para a vida.

Estudou até ao 9.º ano em Odemira, depois até ao 12.º ano, em Lagos. “Sempre gostei muito de música e no 5.º ano, na disciplina de música tive o primeiro contacto com a Guitarra Portuguesa, primeiro nem conhecia o instrumento, mas a minha mãe disse que era bonito e também com ajuda do meu professor comecei a gostar e virou uma paixão que me vai acompanhar ao longo da vida” afirmou Mariana Martins

Para ganhar experiência, a jovem odemirense toca com dois amigos no “Trio de Guitarras de Odemira”, com o qual realiza espetáculos na região e faz ainda parte da Banda Filarmónica de Odemira.

O facto de ser a primeira mulher a entrar no curso que já tem nove anos e onde apenas havia duas vagas e para o qual conseguiu a melhor nota na prova de acesso entre seis candidatos, aumenta a sua responsabilidade. “Fiquei muito feliz pelo facto de ser a primeira mulher a conseguir entrar neste curso, o que aumenta a minha responsabilidade, mas quero provar que as mulheres também podem tocar e bem Guitarra Portuguesa”.

O futuro já está definido, “quero fazer logo a licenciatura e o mestrado, para poder dar aulas. O meu objetivo é ser professora de guitarra portuguesa. Com o meu professor aprendi como é bom ensinar a tocar e é isso que quero fazer no futuro” concluiu Mariana Martins.

Deixar uma resposta

Share This