Odemira: Município promove Jornadas Técnicas da Costa Sudoeste

0

O Município de Odemira vai promover, nesta quarta-feira, dia 16 de setembro, as Jornadas Técnicas da Costa Sudoeste, com o objetivo de fundamentar a sua candidatura à classificação como Património Natural da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

As jornadas terão início pelas 9.30 horas no Cais de Odemira, com uma saída de campo para visita à zona litoral, designadamente ao Portinho de Pesca de Lapa de Pombas (freguesia de Longueira/Almograve) e ao Cabo Sardão (freguesia de S. Teotónio). A partir das 15.00 horas, as jornadas decorrerão no auditório da sede do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, para uma componente teórica e científica.

Para esta iniciativa foram convidados cientistas que têm desenvolvido vários trabalhos na área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, autarcas e técnicos, bem como a Comissão Nacional da UNESCO.

Os Municípios da área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo) vão apresentar a candidatura para reconhecimento da “Costa Sudoeste” pela UNESCO como Património Natural da Humanidade, com base nos inigualáveis valores naturais, geológicos e patrimoniais. O processo liderado pela Câmara Municipal de Odemira.

A “Costa Sudoeste” compreende a costa atlântica entre São Torpes e Burgau, bem como o espaço marítimo paralelo de dois quilómetros a partir da linha de costa, correspondendo à área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Trata-se de uma região única, tanto pela biodiversidade, nível de preservação e riqueza paisagística.

Deixar uma resposta

Share This