Odemira: Obras nos Portinhos de Pesca de Odemira já começaram

0

Já começaram as obras de Qualificação e Valorização dos Portinhos de Pesca de Odemira, que inclui intervenções no Portinho do Canal (Vila Nova de Milfontes), Lapa de Pombas (Almograve), Entrada da Barca (Zambujeira do Mar) e Azenha do Mar, num investimento global de 738 mil euros.

O Município de Odemira assume o financiamento 25% deste investimento, sendo os restantes 75% financiados pelo PROMAR.

As obras tiveram início no Portinho do Canal no dia 13 de maio, quarta-feira, prevendo-se a sua conclusão no início de setembro, incluindo a remoção de afloramentos rochosos submersos, dragagem de zonas assoreadas, construção de várias estruturas de apoio e de abrigo.

Entre os meses de maio e agosto decorrerão as intervenções no Portinho de Lapa de Pombas, com o prolongamento da rampa varadouro existente, dragagem do canal de acesso à rampa, montagem de um sistema de amarração das embarcações em flutuação e fornecimento e montagem de um guincho horizontal para alagem das embarcações, incluindo a limpeza e reparação do respetivo abrigo.

As intervenções no Portinho da Azenha do Mar decorrerão entre junho e dezembro, com o alargamento da rampa varadouro principal e o prolongamento da rampa sul até ao plano de água.

Entre setembro e novembro decorrerão as obras no Portinho da Entrada da Barca, com a execução de rede de abastecimento de água e pavimentação do caminho de acesso.

As obras de qualificação e valorização dos portinhos de pesca de Odemira, inseridas nas medidas de qualificação territorial de suporte às atividades económicas tradicionais, têm por objetivo melhorar as condições de operação, segurança e higiene das atividades ligadas à pesca, promovendo em simultâneo o património sociocultural inerente.

Deixar uma resposta

Share This