Odemira: Recebe exposição do projeto PESCARTE

0

Entre os dias 3 e 26 de fevereiro, vai estar patente ao público no Centro de Valorização da Cultura Local, em Odemira, a exposição que resulta do projecto “PESCARTE”, que tem por objetivo criar oportunidades de diversificação da atividade piscatória pela via da conceção de produtos inovadores e com interesse económico, com base nas atividades artesanais das comunidades piscatórias de Odemira.

A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9.00 e as 17.00 horas, no novo espaço cultural de Odemira, situado no edifício das antigas instalações da GNR), na Praça José Maria Lopes Falcão.

O Projeto “PESCARTE” centrou-se na investigação e desenvolvimento das técnicas artesanais associadas às actividades das comunidades piscatórias do concelho de Odemira do Portinho do canal (freguesia de Vila Nova de Milfontes), de Lapa de Pombas (Longueira/Almograve), Entrada da Barca e Azenha do Mar (Freguesia de S. Teotónio), com o objetivo de inovar através do design e do envolvimento responsável de pescadores e artesãos.

Pretende-se reintroduzir o artesanato local à própria comunidade e ao “mercado” com uma nova imagem e perspetiva comercial, usando as técnicas, materiais, saberes e fazeres locais, mas promovendo interpretações, usos contemporâneos e produtos inovadores.

A iniciativa é da responsabilidade da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, com o cofinanciamento da ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano e do PROMAR – Programa Operacional Pesca 2007-2013, com o apoio do Município de Odemira.

Deixar uma resposta

Share This