Odemira: Santa Clara-a-Velha está na final das 7 Aldeias Maravilhas de Portugal

0

A aldeia de Santa Clara-a-Velha é uma das 14 aldeias apuradas para a grande final das 7 Aldeias Maravilhas de Portugal, cujos resultados serão conhecidos a 3 de setembro na Gala Final, transmitida em direto de Piódão na RTP 1, a partir das 21h30.

A aldeia de Santa Clara-a-Velha concorre na categoria de Aldeias Ribeirinhas, e a fase de votação pública está a decorrer até ao próximo dia 3 de setembro, através de chamada telefónica para 760 10 70 02, o custo de cada chamada (IVR) é de 0,60€ + iva. Não há restrição nem limite de votos por participante, sendo possível realizar as chamadas telefónicas que pretender.

As 7 vencedoras a 7 Maravilhas de Portugal  – Aldeias, são apuradas pelo maior número de votos em cada uma das categorias. Ou seja, será eleita uma Maravilha por categoria, na gala finalíssima a 3 de setembro.

Santa Clara-a-Velha concorre na categoria de “Aldeias Ribeirinhas”. Esta aldeia branca e florida, do interior do concelho, desenvolveu-se em redor da Igreja de Santa Clara de Assis (séc XVI), junto às terras férteis do vale do rio Mira. A água assume um papel determinante na identidade da localidade, sendo ponto de referência a barragem de Santa Clara construída pelo Estado Novo, cuja albufeira cobre uma área de 1986 hectares, sendo das maiores da Europa.

O Município de Odemira candidatou quatro aldeias a cinco categorias do concurso 7 Aldeias Maravilhas de Portuga, com o objetivo de promover as aldeias e o território e, por conseguinte, a identidade coletiva do concelho.

Além de Santa Clara-a-Velha nas Aldeias Ribeirinhas que passou à final, o Município candidatou também Zambujeira do Mar nas categorias de Aldeias de Mar e Aldeias em Áreas Protegidas, São Martinho das Amoreiras nas Aldeias Autênticas e Vale de Santiago nas Aldeias Rurais.

Deixar uma resposta

Share This