Odemira: Visitas temáticas sobre a biodiversidade dos charcos temporários

0

Nos próximos dias 9, 16 e 23 de maio, vão ser realizadas saídas de campo temáticas para conhecer a biobiversidade dos Charcos Temporários Mediterrânicos no concelho de Odemira, no âmbito do projeto LIFE Charcos, com o objetivo de sensibilizar para a sua importancia e fragilidade.

No dia 9 de maio, a visita será realizada entre as 19.00 e as 22.30 horas, com o tema “Onde andam os morcegos?”. O ponto de encontro será junto à Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes. O biólogo Tiago Marques, da Universidade de Évora, especialista em morcegos, levará os participantes a um Charco Temporário, habitat predileto destes pequenos mamíferos voadores.

No dia de 16 maio, entre as 15.00 e as 18.00 horas, o tema será “O fascínio das plantas dos charcos temporários”, sendo o ponto de encontro junto à Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes. Os Charcos Temporários albergam um conjunto de plantas peculiares, com elevado estatuto de conservação que vivem em condições ecológicas extremas, entre a submersão e a secura. A botânica Carla Pinto Cruz, da Universidade de Évora e coordenadora científica do projeto LIFE Charcos, irá guiar os participantes num percurso à volta de um destes charcos.

A terceira saída de campo, no dia 23 de maio, será realizada entre as 21.00  e as 23.00 horas, dedicada ao tema “À descoberta dos anfíbios do Sudoeste!”. O ponto de encontro será junto ao Parque de Campismo de S. Miguel. Os anfíbios são um dos grupos mais associados aos charcos temporários, que têm maior atividade noturna para se protegerem do sol e dos predadores. Desafiam-se os participantes a passear ao luar, com o biólogo Edgar Gomes, da Liga para a Proteção da Natureza, à descoberta dos anfíbios.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, através dos contactosambiente@cm-odemira.pt / 961 620 611. Todos os participantes devem levar roupa confortável e calçado impermeável, pois os charcos temporários ainda estão inundados.

Deixar uma resposta

Share This