Região: 33.ª Ovibeja abre hoje com lotação esgotada

0

Mais de mil expositores participam na edição deste ano da Ovibeja, a maior feira de agropecuária do sul de Portugal, que abre hoje com lotação esgotada para mostrar “todo o Alentejo deste mundo” e homenagear o falecido mentor.

A 33.ª Ovibeja, a primeira desde a morte de Manuel Castro e Brito, vai decorrer até segunda-feira, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, com lotação esgotada, disse à agência Lusa Claudino Matos, porta-voz da feira, organizada pela associação ACOS – Agricultores do Sul.

Segundo Claudino Matos, “o pai, mentor e grande dinamizador” da Ovibeja e que era presidente da ACOS, Manuel Castro e Brito, que morreu no passado dia 29 de março, vítima de doença súbita, vai ser homenageado duas vezes na feira deste ano.

A primeira homenagem, de caráter mais institucional, decorre hoje à tarde na sessão de abertura da feira, com a presença do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

A segunda homenagem, prestada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e aberta aos visitantes, vai ser realizada no sábado à tarde, na avenida principal da feira, com a exibição de um filme e o descerrar de uma lápide evocativos da memória de Manuel Castro e Brito.

A Ovibeja deste ano tem como novidade o Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios dedicado à cultura alentejana e onde vão ser apresentadas exposições sobre cante alentejano e chocalhos, classificados como Património da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O pavilhão vai também mostrar uma exposição sobre lã e um “museu vivo” de artes e ofícios tradicionais com cerca de 80 artesãos a trabalhar ao vivo e promover sessões de cante, tertúlias e “workshops”.

A Ovibeja volta a apostar no pavilhão “Terra Fértil”, que é dedicado às novas culturas agrícolas, ao agroalimentar e às agroindústrias, e vai mostrar projetos, produtos e serviços agrícolas inovadores e potenciar agronegócios.

A feira será também palco de vários colóquios sobre assuntos do mundo agrícola e destino incontornável de uma “romaria” de políticos, entre governantes e líderes partidários.

Expositores de empresas e instituições, comércio de produtos, gastronomia, provas de azeites e entrega dos prémios do 6.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra, a 21.ª Mostra de Aves, a 20.ª Corrida de Touros Ovibeja, demonstrações cinotécnicas e de tosquia, garraiadas, leilões de gado e provas desportivas são outras ofertas da feira.

Quanto ao cartaz de espetáculos para animar as “ovinoites”, os destaques vão para os concertos de D.A.M.A (hoje), Carlão (sexta-feira), Nelson Freitas (sábado) e David Carreira (domingo).

Deixar uma resposta

Share This