Região: Ano Europeu do Património Cultural assinalado no Alentejo

0

Por iniciativa da Comissão Europeia celebra-se este ano o Ano Europeu do Património Cultural. As comemorações tiveram início a 7 de Dezembro de 2017 no Fórum Europeu da Cultura, em Milão, onde estiveram presentes o Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, o Ministro da Cultura estónio, Indrek Saar, em representação da Presidência estónia do Conselho da UE, o Ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini, a Presidente da Comissão da Cultura e da Educação do Parlamento Europeu, Petra Kammerevert, e 800 representantes do setor cultural da UE e da sociedade civil.

Com esta iniciativa pretende-se chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia, de forma a motivar os cidadãos para os valores comuns europeus.

De forma geral esta celebração visa incentivar e apoiar, designadamente através do intercâmbio de experiências e boas práticas, os esforços da União Europeia, dos Estados-Membros e das autoridades regionais e locais, para proteger, valorizar e promover o património cultural europeu.

São esperadas enumeras iniciativas e eventos por toda a Europa, que permitirão às pessoas aproximarem-se do património cultural e desempenharem um papel mais ativo nas questões que lhe dizem respeito.

Esta celebração, em Portugal, já conta com mais de 100 iniciativas, em mais de 20 concelhos, entre as quais se destacam 21 Encontros e Congressos, 11 Exposições e 20 Visitas Livres/Orientadas e Rotas Patrimoniais, são ainda promovidos Espetáculos e Ateliers.

Em Évora, o Ano Europeu do Património Cultural arrancou com o lançamento da plataforma ERIHS.pt, um projeto inovador na área da conservação e reabilitação do património. Esta iniciativa resulta da parceria entre o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Laboratório José de Figueiredo da Direção Geral do Património.

A agenda das iniciativas promovidas, assim como, toda a informação referente ao Ano Europeu do Património Cultural encontra-se disponível no website www.anoeuropeu.patrimoniocultural.gov.pt/ e na página de facebook www.facebook.com/AEPC2018/.

Deixar uma resposta

Share This