Região: Fase Bravo de combate a incêndios florestais começa hoje

0

A fase Bravo de combate a incêndios florestais, a segunda mais crítica, começa esta sexta-feira, numa altura em que o número de fogos já aumentou cinco vezes face ao mesmo período do ano passado.

Para a fase Bravo, que se prolonga até 30 de junho, vão estar mobilizados, um total, de 1.541 equipas compostas por 6.583 operacionais e 1.541 viaturas, segundo o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para 2015.

No próximo mês e meio vão estar ainda operacionais 34 meios aéreos e 70 postos de vigia da responsabilidade da GNR.

Os meios aéreos vão estar disponibilizados de forma faseada, estando operacionais, a partir de sexta-feira, oito, que vão aumentando durante o mês de junho até atingirem os 34 a 20 de junho.

O dispositivo deste ano está orçado em cerca de 80 milhões de euros e foi reforçado com 17 equipas de combate a incêndios florestais e três equipas de intervenção permanente no distrito de Viana do Castelo.

No ano passado, o total da área ardida foi de 19.867 hectares, o segundo valor mais baixo dos últimos 35 anos, e registaram-se 7.186 ocorrências de fogo, o valor mais baixo dos últimos 25 anos.

Antes da época crítica de incêndios florestais vai entrar em vigor a lei do financiamento das corporações de bombeiros, que foi aprovada na semana passada em Conselho de Ministro, e que representa um reforço aos bombeiros voluntários superior a 10 por cento.

Deixar uma resposta

Share This