Região: Festa dos campeões da AF Setúbal juntou largas centenas no Barreiro

0

A Casa da Cultura da Baía do Tejo serviu de palco, no dia 8 de julho, à Festa de Encerramento das Actividades da Associação de Futebol de Setúbal – época 2015/16.

Num clima de grande entusiasmo, foram distinguidas as equipas que mais de destacaram na última temporada, numa cerimónia em que, além de outras distintas personalidades, contou com a presença do presidente da Liga de Futebol, Pedro Proença.

A Casa da Cultura da Baía do Tejo lotou para celebrar uma época de triunfos e a noite foi ritmada ao som dos muitos aplausos que vincaram as conquistas das equipas nas provas organizadas pela AF Setúbal, no futebol e no futsal.

Um evento em que que foram igualmente distinguidos árbitros e homenageados atletas e selecções que representaram as cores associativas.

Joaquim Sousa Marques, presidente da direcção da AF Setúbal, depois de saudar os presentes e felicitar todos os vencedores, deu o pontapé de saída da cerimónia relevando os números registados numa época marcada pelo crescimento. “Continuamos a apresentar números de que nos orgulhamos e que só são possíveis face ao excelente trabalho dos clubes nossos filiados”, sublinhou o líder associativo antes de apontar para os 109 clubes filiados, 804 equipas que disputaram 6902 jogos nas diversas provas, para as quais muito contribuíram os 344 árbitros que representam a AF Setúbal.

Números que em tudo dependeram dos 9792 atletas inscritos no seio da AF Setúbal e que fazem da instituição uma das mais dinamizadoras de Portugal, com a particularidade de que a formação assume uma quota-parte significativa da projecção que a região de Setúbal tem garantido com o devido reconhecimento.

Numa noite de reconhecimentos, o dirigente associativo não hesitou em lembrar os resultados de grande mérito conseguido através das cinco selecções distritais nas competições nacionais promovidas pela Federação Portuguesa de Futebol.

Um destaque onde sobressai o vice-título das sub-16 de futebol 7 no feminino; o 3.º lugar dos sub-15 de futsal, e a participação dos sub-14, que fecharam a edição 2016 do Torneio “Lopes da Silva” com um prestigiante 5.º lugar, equipa que teve em Rui Santos (U. Santiago) o melhor marcador da prova, com seis golos.

O presidente da instituição não esqueceu igualmente a importância do cartão branco, iniciativa em nome do fair paly que começou a ganhar promoção no seio da AF Setúbal e que na cerimónia premiou 15 equipas jovens de futebol e futsal.

Joaquim Sousa Marques fez ainda um sublinhado na subida do Cova da Piedade à II Liga e na equipa de juniores do Vitória de Setúbal, que ascendeu à I divisão nacional. Duas equipas campeãs no plano nacional, que os presentes saudaram com fortes aplausos.

“O balanço é, claramente, positivo. Os clubes, apesar das reconhecidas dificuldades, vão levando a água ao seu moinho, através do muito trabalho. A AF Setúbal viu aumentado o número de clubes e de atletas e é assim que queremos continuar, sem esquecer a importância do fomento do fair play, que deve estar sempre presente em todos os agentes ligados à prática competitiva. Nós trabalhamos nesse sentido e desejamos que todos estejam connosco nesta acção”, destacou o líder da AF Setúbal.

Deixar uma resposta

Share This