Região: Ovibeja abre hoje esgotada para mostrar “todo o Alentejo deste mundo”

0

A promoção internacional dos produtos agroalimentares alentejanos marca a edição deste ano da maior feira agropecuária do sul do país, a Ovibeja, que abre hoje as portas com “lotação esgotada” para mostrar “todo o Alentejo deste mundo”.

A sessão de abertura da Ovibeja está marcada para hoje à tarde e vai contar com a presença do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, seguindo-se uma “romaria” de políticos, na sexta-feira e no sábado.

“Houve um aumento de cerca de 10% no número de expositores” em relação à edição do ano passado e a 34.ª Ovibeja vai decorrer até segunda-feira, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, com “lotação esgotada”, disse à agência Lusa Claudino Matos, diretor-geral da associação ACOS – Agricultores do Sul, a organizadora da feira.

Segundo o responsável, também houve um aumento “significativo” da área de exposição da feira, que este ano tem como tema principal a promoção internacional dos produtos agroalimentares do Alentejo, sobretudo do azeite e dos de origem animal, como queijos e enchidos.

A feira vai promover várias iniciativas, como colóquios e o 2º Simpósio Internacional Azeites do Sul, e ter espaços dedicados à promoção internacional dos produtos agroalimentares alentejanos, como a “grande novidade” deste ano: o Espaço AgroAlentejoExport.

Segundo a ACOS, o Espaço AgroAlentejoExport – Salão Internacional de Promoção dos Produtos Agroalimentares da Região do Alentejo, visa “aumentar o conhecimento e a notoriedade dos produtos de origem animal, do potencial das raças autóctones e do ecossistema do Alentejo como garante de qualidade no setor agroalimentar”, que tem “grande potencial de exportação”.

A Ovibeja deste ano volta a apostar no Campo da Feira, para demonstração e venda de máquinas, equipamentos e serviços agrícolas, no Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios, que “reúne o ser e o fazer alentejano”, no Pavilhão Terra Fértil, uma mostra de inovação na agricultura e nas agroindústrias, e na Arena do Azeite, dedicada à promoção do Alentejo como “principal região produtora” de azeites de Portugal.

A feira vai ser também palco de vários colóquios sobre assuntos do mundo agrícola e destino de uma “romaria” de políticos, entre governantes, como o primeiro-ministro, António Costa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e líderes partidários.

Expositores de empresas e instituições, comércio de produtos, gastronomia, provas de azeites, entrega dos prémios do 7.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, a 22.ª Mostra de Aves, a 21.ª Grandiosa Corrida de Touros, exposições, concursos, garraiadas e provas desportivas são algumas das ofertas da feira.

Os destaques do cartaz de espetáculos vão para os concertos de Orelha Negra (hoje), Sangre Ibérico e Miguel Ângelo (sexta-feira), Agir (sábado) e Anselmo Ralph (domingo), sempre a partir das 22:00 para animar as “ovinoites”.

Deixar uma resposta

Share This