Região: Seis praias continuam sem nadadores salvadores

0

Seis praias no Litoral Alentejano ainda não têm vigilância assegurada, por falta de nadadores salvadores.

As praias sem nadadores salvadores, são as de Almograve e Malhão (Odemira), Melides (Grândola) e Morgavel, Vieirinha e Ilha do Pessegueiro (Sines), indicaram as associações Resgate e Seagull Rescue, que asseguram anualmente a vigilância na maioria das zonas balneares da região.

No concelho de Santiago do Cacém, as praias também não estão ainda vigiadas, mas a abertura da época balnear está prevista apenas para o próximo sábado.

A sazonalidade da atividade, geralmente assegurada por jovens estudantes ainda em fase de exames nesta altura, dificulta todos os anos a contratação de nadadores salvadores atempadamente, contudo, este ano, segundo o presidente da Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano Resgate, António Mestre, a situação é “mais crítica”.

O responsável da Resgate, associação contratada pelos municípios e concessionários de Odemira, Sines e Santiago do Cacém para assegurar a vigilância nas zonas balneares, atribui as dificuldades na contratação de profissionais à alteração da formação certificada, que passou a ser lecionada por entidades privadas.

Deixar uma resposta

Share This