Região: Sismo de magnitude 3,1 registado a seis quilómetros de Arraiolos

0

Um sismo pequeno de magnitude 3,1 na escala de Richter foi registado esta quinta-feira na Rede Sísmica do continente às 04h15 e teve epicentro perto de Arraiolos, distrito de Évora, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo, que teve epicentro 6 quilómetros a nordeste de Arraiolos, foi sentido, mas não causou quaisquer danos materiais ou pessoais.

A 15 de janeiro, um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter foi registado nas estações da rede Sísmica do Continente às 11h51 com epicentro a cerca de seis quilómetros a Norte-Nordeste de Arraiolos, no distrito de Évora.

O tremor de terra foi sentido em Portugal continental, nomeadamente em vários concelhos do Alentejo.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

O Instituto recorda que a localização do epicentro de um sismo “é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas”, lembrando que “agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes”.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This