Região: Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano com consultas de Reumatologia a partir de abril

0

Fruto de um protocolo assinado com o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) vai iniciar em abril, consultas na especialidade de Reumatologia.

O CHLN e a ULSLA já mantêm laços de cooperação desde junho de 2015, altura em que foi celebrado o primeiro protocolo de cooperação, na área de Imunohemoterapia, ao que se seguiu, em novembro de 2016, outros, nas especialidades de Pneumologia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica e Anatomia Patológica.

Na sequência dos resultados já obtidos na ULSLA e da capacidade instalada no CHLN, foi celebrado no dia 16 de março, mais um protocolo de cooperação, este para a área da Reumatologia.

Em termos práticos este novo protocolo permitirá a mais de 200 utentes do Alentejo Litoral evitar deslocações a Lisboa ou Almada para receberem cuidados nesta especialidade, melhorará a referenciação e acompanhamento destes doentes pelo seu médico assistente de outras especialidades no Litoral Alentejano, ao permitir uma maior proximidade e articulação entre os profissionais médicos, a discussão de casos, o estabelecimento de protocolos clínicos e a permanente disponibilidade da informação clínica.

Desta forma, registar-se-á uma substancial melhoria do acesso a cuidados na área da reumatologia em proximidade e, apenas quando necessário, do acesso mais célere e estruturado a um centro altamente especializado (CHLN), acrescidos de evidentes ganhos financeiros e de tempo para o SNS e para os utentes e suas famílias.

Deixar uma resposta

Share This